Salão do Turismo 2025 abre as portas para um Brasil que se destaca em inovação, saúde, inclusão e sustentabilidade, e você está convidado a fazer parte dessa experiência única.
A 9ª edição do Salão Nacional do Turismo — Conheça o Brasil, que acontece de 21 a 23 de agosto, no Distrito Anhembi (São Paulo), foi oficialmente inaugurada hoje com grande presença de autoridades, como o vice-presidente Geraldo Alckmin, os ministros Celso Sabino (Turismo), Fernando Haddad (Fazenda), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), além de governadores e secretários estaduais
Vice-presidente – Geraldo Alckmin Ministro da Fazenda – Fernando HaddadSecretário de Turismo de São Paulo – Roberto de LucenaSecretário Executivo do Ministério do Meio Ambiente – João CapobiancoPresidente da Embratur – Marcelo FreixoMinistro de Portos e Aeroportos – Silvio Costa Filho
Fotos Bruno Almeida
Um evento pensado para celebrar o turismo brasileiro e impulsioná-lo no mundo
O lançamento do plano internacional “Brasis” criado em parceria com o Sebrae, representa a retomada de uma estratégia de projeção do Brasil ao exterior após cerca de 20 anos. O plano prevê ações regionais específicas, com foco na promoção dos destinos brasileiros globalmente.
Vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro do Turismo Celso Sabino
Turismo como saúde, cultura e desenvolvimento econômico
O vice-presidente Alckmin enfatizou um aspecto humanista do setor:
“Turismo é saúde… É lazer, é descanso, aproxima as pessoas.” Haddad, por sua vez, reforçou o papel do setor como propulsor da economia, destacando seu efeito multiplicador e impacto positivo no PIB.
Sustentabilidade como prática consolidada
A participação de João Capobianco, representando o Ministério do Meio Ambiente, trouxe dados expressivos, 25,5 milhões de visitantes nas unidades de conservação em 2024, alta de 66,5% em relação ao último ano antes da pandemia. Para ele, o turismo sustentável “já é realidade”, não mais apenas uma promessa ou potencial
A cobertura jornalística também ganha espaço de destaque no Salão do Turismo 2025. A presença dos profissionais da Abrajet – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo reforça a importância do olhar especializado da imprensa para dar visibilidade às iniciativas, projetos e oportunidades apresentadas. Mais do que registrar o evento, a imprensa é peça fundamental para ampliar o alcance das discussões sobre sustentabilidade, diversidade e inovação, levando ao público o verdadeiro impacto do turismo como motor de desenvolvimento social, cultural e econômico do Brasil.
Por que você, leitor não pode ficar de fora:
Experiência imersiva completa: cultura, sabores, inovação, arte, natureza, empreendedorismo e alta tecnologia integrados em um evento que reúne o país em um só lugar.
Ofertas exclusivas no Feirão do Turismo: descontos de até 30% em pacotes, passagens e hospedagem, com versões presencial (21-23/8) e online (até 27/8) Serviços e Informações do Brasil+1.
Acesso a políticas públicas e estratégias futuras: a inauguração do Plano Brasis e apresentação de dados concretos mostram que este evento é espaço de conhecimento relevante para jornalistas, profissionais do setor e público geral.
Imersão em turismo consciente e inclusivo: temas como afroturismo, turismo feminino, acessibilidade, economia criativa, sustentabilidade e COP30 ganham espaço no Núcleo do Conhecimento com quase 40 debates.
Venha viajar pelo Brasil sem sair de São Paulo! De 21 a 23 de agosto, o Salão do Turismo 2025 oferece uma jornada emocional, cultural e informativa, e o melhor, com entrada gratuita. Inscreva-se agora no site oficial e viva o turismo brasileiro em grande estilo. https://www.gov.br/turismo/pt-br/salaodoturismo